Defensoria Pública do RN recebe projeto "Quali DPE" de qualificação para equipes de atendimento
A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte recebeu nesta sexta-feira (21) uma capacitação destinada a servidores (as), estagiários (as), residentes e demais colaboradores que atuam na área de atendimento. O projeto denominado “Quali DPE” foi criado na Defensoria Pública da Bahia e busca promover qualificação e capacitação para melhorar o serviço prestado pela instituição.
O projeto “Quali DPE” foi iniciado em outubro de 2019 com o objetivo de aprimorar e humanizar o atendimento aos assistidos da Defensoria Pública do Estado da Bahia. A iniciativa então se tornou um curso e teve sua primeira edição realizada fora do estado no RIo Grande do Norte.
O curso é ministrado pela defensora pública Cristina Ulm e pela servidora da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia Joice Faim. "A gente tem o propósito de fazer com que as pessoas se sintam bem non ambiente de trabalho e consigam dar um atendimento humanizado ao assistido”, registrou a servidora Joice Faim.
“O nosso assistido é a razão de ser da Defensoria Pública e precisamos estar preparados para recebê-lo bem, oferecer um tratamento bom, de qualidade, precisão, da forma correta. Por isso essa capacitação de quem está nessa linha de frente e até mesmo ouvindo essas pessoas”, registrou a defensora pública Cristina Ulm.

No Rio Grande do Norte, aproximadamente 200 pessoas participaram da capacitação, atendendo praticamente todos os 40 núcleos de atendimento da Defensoria Pública do estado. O treinamento procura aliar teoria e prática e dispõe de conteúdo programático com textos, vídeos, testes, dinâmicas de grupo e de atendimento com a finalidade de sensibilizar os servidores e estagiários e motivá-los a prestar um serviço público diferenciado e de excelência para a sociedade.
O evento foi realizado na DPE/RN a partir de uma demanda apresentada pela Corregedoria Geral. “O QUALI DPE é um gesto concreto em busca de qualidade e eficiência. O assistido deve ser sempre obter dos nossos quadros o melhor e é gratificante ver que nosso corpo de atendimento está preocupado e buscando essa excelência’, declarou o Corregedor Geral da DPE/RN, Bruno Henrique Magalhães Branco.
A demanda foi prontamente acatada pela gestão que esteve presente na ocasião representada pelo Subdefensor Público-Geral do RN, Marcus Vinicius Soares Alves, que em sua fala de abertura enalteceu a troca de experiência entre as Defensorias Públicas. “A razão de existir da Defensoria está na sua população assistida e eventos como esse que buscam aprimorar esse atendimento vem para agregar e qualificar ainda mais visto que estamos aplicando aqui práticas exitosas de outros estados, nesse caso da Bahia”, registrou.



