Defensores palestram na 1ª imersão DPE

imprensa - sexta-feira, 28 de Julho de 2023

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) promoveu nesta sexta-feira (28) a sua 1ª Imersão DPE. Um evento que busca promover um intercâmbio de informações entre defensores públicos, estagiários e residentes da instituição para promoção de melhores na qualidade do serviço prestado. O evento aconteceu no hotel Holiday Inn e contou com palestras nas áreas cível e criminal.

A 1ª Imersão DPE fez parte da programação dos 20 anos da DPE/RN e reuniu defensores (as), estagiários (as) e residentes da instituição. A iniciativa busca proporcionar uma troca de conhecimentos entre os membros da instituição, além de fortalecer os laços de comunidade e alinhar atuações e procedimentos.

No painel cível, o defensor Bruno Barros mediou as palestras dos defensores Claúdia Queiroz e Julio Thalles, que falaram respectivamente sobre "A mediação como instrumento concretizador do direito fundamental à saúde: uma alternativa à judicialização de conflitos" e "A Defensoria Pública como instrumento essencial nos litígios estruturais das pessoas em condição de vulnerabilidade".

No painel criminal, a mediação ficou por conta da defensora Anna Karina Freitas. Palestraram os defensores Sidney de Castro e Paulo Maycon com os temas, respectivamente, "Acesso à justiça e direito à compreensão jurídica no processo penal" e "Enquadramento jurídico-constitucional da prisão preventiva".

A coordenadora do Centro de Estudos celebrou o sucesso da primeira edição registrando que para a concretização da iniciativa a DPE/RN havia aberto uma consulta aos defensores sobre seus títulos acadêmicos e o interesse em palestrar no evento. “Nós ficamos muito felizes de ver a adesão dos colegas a nossa iniciativa. Sempre realizamos eventos com convidados que são referência em suas áreas, trazemos convidados de outros estados. Mas, é preciso também valorizar quem está por aqui construindo essa instituição conosco. Já adianto que a consulta que realizamos trouxe bons frutos e em breve iremos anunciar nossa segunda edição”, registrou a defensora.