Defensoria Pública do RN celebra 20 anos em noite de homenagens
A Defensoria Pública do Rio Grande do Norte (DPE/RN) comemorou na noite desta quinta-feira (27) os 20 anos de história da instituição com uma cerimônia no hotel Holiday Inn Natal. O evento contou com a participação de defensores públicos de todo Brasil, servidores da Defensoria pública e representantes de instituições públicas que contribuíram e contribuem para seu crescimento e fortalecimento. Ao todo, foram entregues cinco honrarias entre medalhas de honra e o Grande Colar Defensorial atribuído à governadora Fátima Bezerra pelo reconhecimento e apoio ao trabalho da instituição.
Pela primeira vez em sua história, a DPE/RN entregou medalhas de honra a todos os defensores públicos estaduais ativos e inativos, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) , Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege), OAB, Defensoria Pública da União (DPU), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) e Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Rio Grande do Norte (Adpern). A homenagem representa uma forma de agradecimento do apoio institucional na trajetória da Defensoria Pública do RN.
Foram entregues ainda medalhas de honra a quatro personalidades que contribuíram de maneira excepcional para o engrandecimento da instituição, ou atuado efetivamente na causa dos necessitados. Foram homenageados na noite: a servidora Lucimar Dantas, que é a subcoordenadora de orçamento e contabilidade, Vanilson Torres, coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, o deputado estadual Hermano Morais, e a defensora pública aposentada Maria Antônia.
A maior insígnia entregue na noite foi o Grande Colar da Defensoria Pública e a homenageada escolhida foi a Governadora do Estado Fatima Bezerra. A escolha foi feita como reconhecimento por toda parceria e apoio da governadora em fortalecer a atuação da Defensoria e ampliação ao acesso à justiça no estado. “Nosso reconhecimento por todo o seu histórico declarado de luta em defesa da Defensoria Pública neste estado. Enquanto parlamentar, sempre sendo uma voz em nossa defesa, nas tribunas do parlamento reconhecendo o valor de nossa instituição e ainda o quanto podemos fazer pelo povo do nosso Estado”, pontuou o Defensor Público-Geral, Clístenes Mikael de Lima Gadelha.



